Além de identificar o tipo de cobrança ideal para seu cliente, é preciso entender como fazer a cobrança. Confira, portanto, 4 elementos importantes para colocar em prática!
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Por Letícia
Publicado em 6 de junho de 2019
Atualizado em 12 de junho de 2023
Datas comemorativas são sempre importantes para os comerciantes, e no dia 12 de junho não deverá ser diferente. Por isso, saber como vender mais no dia dos namorados é o foco do momento!
Semanas antes, os varejistas já se preparam para receber um fluxo maior de clientes nas lojas, e essa é a hora de pensar em estratégias específicas para conquistar os consumidores!
Portanto, confira 8 dicas que preparamos para te ajudar a aumentar as vendas nesse período!
Antes de tudo, é preciso entender que cada pessoa possui um motivador de compras. Nesse sentido, o papel do vendedor é conseguir identificá-lo e conduzir o cliente para a melhor opção de produto, com base nas preferências que ele possui.
Quando um cliente recebe um atendimento exclusivo, ele sai do estabelecimento mais confiante e certo de que fez a escolha ideal, valorizando toda preocupação que lhe foi dada, o tempo dedicado e a oferta. O propósito deve ser exatamente aproveitar esses momentos para ganhar novos clientes e fidelizar os antigos.
No entanto, vale lembrar que, para atrair consumidores, é necessário se destacar no mercado. Para isso, acompanhe as dicas que trouxemos!
Seu estoque está preparado para atender uma alta demanda? Além de um ambiente atrativo e de uma equipe preparada, manter o estoque abastecido é essencial.
Fique atento a isso e defina estratégias de vendas de acordo com o cenário. Itens que são muito procurados no dia dos namorados, por exemplo, são roupas, calçados, acessórios, perfumaria, cosméticos e eletrônicos. Desse modo, tente oferecer variedade de produtos.
Analisar os concorrentes para ver com o que e de que forma eles estão trabalhando para fazer algo melhor, é fundamental!
Por mais complicado que pareça, na prática, trata-se apenas de uma técnica de mercado que envolve muito mais criatividade do que necessariamente custos. Se não conseguir se igualar com as promoções, tente buscar um diferencial e não somente “copiar” o que estão fazendo.
Inspirações são válidas, mas cópias podem afetar a reputação da empresa. Promoções como: descontos em compras acima de R$ X, cartões personalizados, frete grátis, cupons de desconto para a próxima compra, são algumas alternativas que podem melhorar a experiência do usuário.
Estimule a equipe de vendas, treinando-a para elevar o ticket médio. Faça com que ela ofereça mais produtos para complementar o presente.
Além disso, sugira opções com maior valor agregado. O ideal é fugir da venda simples, na qual o cliente sai com apenas uma camiseta da loja. Por que não instruir os vendedores a terem percepção do estilo do consumidor para, assim, poderem apresentar produtos que se complementem?
A ideia é se afastar de modelos de venda engessados e se aproximar do cliente para identificar necessidades e desejos reais, com bons argumentos e mostrando itens interessantes para o perfil de cada pessoa. Isso com certeza fará toda diferença!
Hoje, existem diversas ferramentas que mostram o comportamento do usuário dentro de um site. Assim, é possível definir o padrão de comportamento ou o perfil de cada cliente. Com esses dados, você consegue criar campanhas mais direcionadas, principalmente em datas como a do dia dos namorados.
Referências como: mapa de cliques, mapa de scroll, informações geográficas ou qualquer informação comportamental são válidas para realizar vendas inteligentes.
Períodos em que há aumento das vendas são os favoritos de hackers e autores de esquemas fraudulentos. Eles aproveitam o grande volume de pedidos para executar transações criminosas sem serem percebidos ou causar instabilidade nas lojas nos momentos mais cruciais.
É por conta disso que gastos com segurança digital jamais devem ser encarados como despesas e sim como investimento.
Problemas como fraudes de cartão de crédito e roubo de informações podem não só causar grandes prejuízos como comprometer definitivamente a confiança que os consumidores têm em sua marca.
Imagine o cliente chegar até sua loja e não encontrar o produto ideal para presentear alguém. Definitivamente, não é uma boa situação. Para evitar, uma estratégia é criar um “vale-compras”. O consumidor compra o vale e dá para a pessoa para que ela escolha o que quiser.
Dessa forma, o lojista não perde a conversão por não ter o item que o consumidor procurava. Além do mais, quando alguém recebe um vale, você está dando a oportunidade para que essa pessoa conheça seus produtos e se torne cliente da sua empresa.
Vamos supor que você é um cliente e está procurando um presente perfeito para seu namorado ou namorada, mas não tem ideia do que levar. Você também não acha interessante a ideia do “vale-presente” e está pesquisando nos buscadores (como Google) algo que faça sentido para escolher.
Eis que você encontra uma página com boas indicações de presentes da própria loja. No final do artigo com as indicações, há um botão para finalizar a compra com os produtos sugeridos.
A intenção aqui é: oferecer informações para conquistar clientes e realizar vendas. Quando a própria empresa escreve conteúdos sobre o serviço que presta ou sobre temas relacionados, ela ganha autoridade e relevância. Portanto, a produção de conteúdo na web, além de otimizar seu site, proporciona credibilidade a sua empresa.
Um grande exemplo disso são lojas que vendem utensílios domésticos e dispõem de conteúdos que agregam valor ao produto. Por exemplo: determinada loja vende uma panela X e, para atrair a atenção do cliente, cria um post de uma receita que pode ser feita nessa panela.
Desse modo, quando o usuário buscar algo relacionado no Google, através de palavras-chave, irá aparecer a receita e em seguida o produto, incentivando o cliente a comprar a panela. A mesma estratégia se aplica a qualquer segmento do mercado, desde que agregue valor ao cliente.
Diante das altas taxas de juros cobradas pelas operadoras, as pessoas estão em busca de alternativas para financiar suas compras.
Boa parte desses consumidores são atraídos pelas vantagens do crediário como forma de ampliar seu poder de compra. Porém, mesmo abrindo um crediário, alguns empresários que querem aumentar as vendas, falham ao se importar apenas com o “agora”, sem se preocupar com a certeza do recebimento da venda efetuada.
De acordo com dados da Serasa Experian, mais 5,4 milhões de empresas e 61 milhões de consumidores têm dívidas atrasadas. Dessa maneira, controlar ou reduzir a inadimplência é um trabalho contínuo e imprescindível.
Para ganhar tempo e economizar custos, o segredo é automatizar ao máximo os processos, e um dos grandes exemplos é a análise de crédito. A partir dela, você consegue identificar os consumidores que, no futuro, poderão falhar com suas obrigações financeiras.
O objetivo é verificar o histórico dos clientes, sua situação fiscal e o risco de crédito envolvido. Para isso, a análise cruza dados do cadastro da pessoa com informações da Serasa, para indicar os limites mais seguros para conceder crédito a ela. Através de uma avaliação mais profunda, o analista ainda compreende o perfil de risco do cliente para cada venda feita a prazo.
E então, gostou desce conteúdo? Essas foram apenas algumas dicas sobre como vender mais no dia dos namorados. O segredo é entender bem o seu produto, conhecer os seus clientes e usar a criatividade a seu favor!
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Além de identificar o tipo de cobrança ideal para seu cliente, é preciso entender como fazer a cobrança. Confira, portanto, 4 elementos importantes para colocar em prática!
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