Venda mais no dia das mães! Confira 5 dicas básicas para colocar em prática!
Análise de Crédito
2 min
Por Letícia
Publicado em 22 de fevereiro de 2019
Atualizado em 20 de dezembro de 2022
Neste período de começo de ano, sabemos que as vendas caem um pouco, pois as festividades já passaram e a realidade começa com contas como o IPVA, material escolar, matrículas e etc. Então, a vontade de comprar diminui, porém não deixa de existir.
Muitos consumidores não conseguiram adquirir os produtos de desejo, pois estavam com preços muito elevado devido ao fim de ano, e agora é a hora de você realizar o sonho de consumo deles e vender!
Mas com essa queda no movimento, como fazer para continuar vendendo?
Muitas vezes, o cliente não usa cartões ou dinheiro para pagar as compras. Mesmo que use, é bom dar a ele mais alternativas que venham agregar benefícios tanto para ele quanto para a loja. Por isso, vá além, aceite o pagamento em cheque ou ofereça um crediário próprio.
Diante das altas taxas de juros cobradas pelas operadoras e da pouca flexibilidade para fazer parcelamentos maiores no cartão, as pessoas estão em busca de alternativas para financiar suas compras no comércio.
Boa parte desses consumidores são atraída pelas vantagens do crediário como forma de ampliar seu poder de compra.
Apesar disso, muitos empreendedores não percebem a oportunidade que estão perdendo e ainda relutam em abrir crediário na sua loja. Céticos, não acreditam nas inovações do crediário e tendem a defender que o melhor modelo é o modelo que eles têm. Por incrível que pareça, ainda tem gente que insiste em usar uma planilha de Excel, um arquivo de “fichinhas” ou até mesmo a velha caderneta de fiado para controlar uma atividade tão importante para a sobrevivência do negócio. Agindo assim, eles abrem um espaço GIGANTESCO para que os empreendedores com perfil Inovador e Visionário cresçam no seu mercado.
Diante disso, gostaria de trazer hoje, 5 vantagens de ter um crediário próprio, principalmente no inicio do ano. Confira!
Quando financia suas compras com cartão de crédito ou usa cheques pré-datados, o consumidor dificilmente consegue parcelar o pagamento em mais de 12 vezes.
Em comparação, o financiamento no crediário em muitas empresas chega até 48 parcelas, o que o torna uma opção muito mais atrativa para quem deseja parcelar compras de maior valor.
É claro que a definição do número máximo de parcelas vai depender do valor da compra, o tempo que a empresa pode ficar com o caixa descoberto e, principalmente, do perfil de risco do cliente.
Portanto, para poder oferecer prazos maiores no crediário de forma segura é preciso antes estabelecer uma política de crédito na loja e se manter fiel a ela.
Se você parar para fazer as contas, perceberá que uma das principais vantagens do crediário para o consumidor são os juros reduzidos.
De maneira geral, as taxas que incidem sobre o pagamento de um carnê em atraso são bem inferiores do que as cobradas pelos cartões de crédito, por exemplo.
Enquanto as operadoras de cartão cobram em média 235% de juros ao ano e o cheque especial chega a 160%, o crediário consegue se sustentar com uma taxa anual em torno dos 73%.
A loja que conseguir deixar isso bem claro para o cliente, além de estimular a compra no crediário, estará agregando uma importante vantagem competitiva!
As vantagens do crediário não se resumem a juros menores e mais tempo para pagar. Esta modalidade de pagamento também dá ao consumidor a possibilidade de negociar descontos. É importante observar que as possibilidades de negociação são ainda maiores para lojas com crediário próprio.
Isso porque, ao trabalhar com recursos próprios, o lojista tem total liberdade para tomar a decisão que julgar mais adequada para garantir uma venda.
É claro que algumas regras devem ser impostas. Ao reduzir o número de parcelas, por exemplo, pode-se também reduzir os juros cobrados ou até mesmo isentá-los.
A possibilidade de negociação oferece grandes benefícios ao cliente. Porém, para ter acesso esse “privilégio” é preciso cumprir alguns requisitos, como comprar acima de determinado valor e ter um histórico de pagamentos sem atrasos.
Principalmente em períodos de retração no consumo, quando o dinheiro deixa de circular no mercado, o crediário é uma excelente maneira de manter as vendas aquecidas!
Isso por que a possibilidade de negociar a forma de parcelamento das compras pode fazer o cliente comprar mais com parcelas que cabem no seu orçamento.
Afinal, ao conceder maior poder de compra ao consumidor consequentemente sua loja passará a registrar um maior volume de vendas.
Parece uma conta simples, mas é preciso ter cuidado para não exagerar na dose e vender além do que os clientes podem pagar!
Para ter um crediário bem sucedido é indispensável investir em uma boa ferramenta de análise de crédito. Com isso você se protege da inadimplência e consegue identificar os clientes que mais trazem lucro para a sua loja.
Agindo dessa forma você não vai apenas vender mais, vai vender melhor!
Para concluir nossa lista de vantagens do crediário, quero falar sobre como adotar esta modalidade de pagamento pode ser uma ótima maneira de fidelizar seus clientes.
O crediário também pode fornecer dados importantes para aprimorar suas ações de fidelização.
Utilizando um bom sistema de gestão, você pode monitorar o comportamento de compra dos seus clientes e promover campanhas específicas para atraí-los de volta à loja.
Assim, se alguém não faz compras há algum tempo no seu crediário, você pode enviar um e-mail ou uma mensagem via WhatsApp oferecendo alguma vantagem para que ele volte a comprar.
Com base nas informações obtidas no histórico de compras e no cadastro, você pode enviar ofertas personalizadas com produtos que atendam às preferências pessoais de cada cliente.
Além disso, quanto mais pontualidade no pagamento o consumidor tiver no seu crediário, mais pontos ele pode ganhar em um programa de fidelidade. Com o acúmulo dos pontos, a loja pode conceder descontos, limites maiores ou prazos mais estendidos.
Viu só como vender no crediário pode ser muito vantajoso para sua loja principalmente no começo do ano que as vendas estão reduzidas?
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Muito bom seu site / Blog. Vou continuar seguindo os conteúdos essas dicas aqui. Obrigado por compartilhar, está me ajudando muito.
Muito obrigado Nayara. Algo mais que gostaria de saber e que nós não publicamos ainda?