Manter a carteira de clientes saudável é um fator importantíssimo para qualquer negócio que deseja ter sucesso. Confira, portanto, 3 dicas básicas que podem te ajudar!
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3 min
Por Letícia
Publicado em 27 de março de 2019
Atualizado em 4 de setembro de 2024
Assim como o monitoramento do fluxo de caixa é importantíssimo para controlar o dinheiro que entra e sai na sua empresa — e para saber como ele está sendo aplicado — a gestão de contas a receber também é essencial para prever a margem de lucro, equilibrar os gastos e controlar a inadimplência.
É comum encontrarmos empresas que não fazem esse acompanhamento e acabam tendo prejuízos por não verificarem o que está gerando gastos, quais seus melhores clientes, os que estão mais propensos a se tornarem devedores, entre outros.
Com uma gestão eficaz, é possível identificar falhas e despesas desnecessárias e ainda encontrar alternativas para maximizar o lucro a partir do remanejamento de aplicações. Pensando nisso, selecionamos 5 dicas que podem te ajudar a otimizar o processo de controle de contas a receber em seu negócio. Acompanhe!
É importante organizar todas as suas contas de acordo com os seus respectivos prazos de recebimento. Fazer um controle rigoroso não só evita cobranças indevidas, como ajuda a se precaver contra a inadimplência.
Nesse sentido, é fundamental analisar o perfil dos seus clientes em relação a agilidade e compromisso com pagamento. Quais deles tendem a pagar antes do vencimento ou no dia do vencimento? Quais costumam atrasar?
São informações importantes para que você possa fazer uma projeção adequada de tudo o que deve ser recebido. Para isso, é imprescindível manter o cadastro dos clientes sempre atualizados.
Antes de vender a prazo, avalie o histórico e risco de crédito de cada consumidor.
A avaliação de risco de crédito é recomendada até para os bons pagadores. Afinal, nunca se sabe se essa pessoa terá algum problema financeiro e dificuldades para pagar suas contas.
Então, não importa se você vai vender para um cliente novo ou um cliente tradicional, até mesmo quem já compra em seu negócio há um tempo pode se tornar inadimplente em algum momento.
Que receber pagamentos adiantados é a melhor opção para evitar a inadimplência, você já sabe. Além disso, os recebimentos adiantados proporcionam maior segurança ao orçamento da sua empresa e permitem que você pague seus fornecedores com antecedência também.
Desse modo, como estimular os clientes a pagarem antes do vencimento?
Em primeiro lugar, é interessante mostrar ao consumidor que ele terá benefícios ao pagar antecipadamente. Ofereça descontos em produtos, frete grátis, descontos no valor total da compra, etc.
Esse tipo de ação pode motivá-lo a realizar o pagamento antes, além de aumentar as chances de fidelizá-lo.
Projetar seu orçamento a médio prazo, a partir dos valores referentes as suas contas a receber, é indispensável para analisar a possibilidade de realizar novos investimentos no futuro. Mas não se esqueça: jamais dependa dos valores de contas que ainda estão para serem recebidas.
Como sabemos, a inadimplência é uma situação recorrente. Depender desses recebimentos para arcar com despesas futuras pode ser um tiro no pé.
Sendo assim, só conte com esse dinheiro quando ele realmente chegar até sua conta.
Para ter um controle eficiente das contas a receber em sua empresa, você pode utilizar uma planilha do Excel e contar com a ajuda de um software. Por meio de um sistema de gestão, você conseguirá gerar relatórios de vendas e muito mais.
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