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Análise de Crédito
3 min
Por Letícia
Publicado em 10 de janeiro de 2019
Atualizado em 6 de fevereiro de 2023
Assim como acontece em todos os setores do mercado, a inadimplência escolar também é um problema.
Para se ter ideia, a inadimplência atinge cerca de 90% das instituições de ensino no Brasil, sendo um dos principais motivos do fechamento das escolas. Isso porque toda instituição precisa de recursos financeiros para se manter em pleno funcionamento.
Por isso, no post de hoje, trouxemos algumas dicas que podem ajudar a evitar essa situação! Continue a leitura para conferir tudo!
Você que trabalha no departamento financeiro de uma instituição de ensino já deve estar acostumado com essa triste realidade, não é?
Além de situações como a falta de planejamento dos pais e responsáveis, há também a questão econômica brasileira que se encontra crítica. Segundo dados da Serasa Experian, cerca de 68,4 milhões de brasileiros estão inadimplentes.
Isso faz com que muitos alunos também se tornem inadimplentes, e é nessa hora que ter uma boa gestão de negócios fará toda diferença.
(Leia mais em: Empresas inadimplentes no Brasil atingem o marco de 6,1 milhões)
O boleto bancário é um método de pagamento com o qual todos já estão familiarizados em suas rotinas. Além de ser simples, pode ser pago por meio do internet banking, evitando o deslocamento até o banco e perda de tempo em filas.
Ou seja, adotar essa como uma das possíveis formas de pagamento das mensalidades facilita a vida dos seus clientes.
Vale lembrar que o boleto pode ser entregue via correio e enviado por e-mail— o que, inclusive, reforça o lembrete para o responsável pelo pagamento.
Além do mais, se você trabalhar com um sistema de negativação, você pode fazer inclusões no banco de dados da Serasa Experian.
Cada pessoa tem preferência e utiliza com mais frequência o canal de comunicação que mais lhe agrada. Há pais e responsáveis que acessam o portal do aluno com periodicidade, enquanto alguns checam o e-mail diariamente. Outros preferem receber cobranças de forma tradicional, pelo correio. E alguns, respondem a lembretes via celular.
Desse modo, usar diversos canais de comunicação para fazer a cobrança é uma estratégia eficaz para diminuir a inadimplência escolar. Isso garante que eles receberão suas notificações, evitando atrasos e o não pagamento.
(Leia também: Tipos de cobrança: 3 maneiras de evitar a inadimplência)
Outra maneira de minimizar o inadimplemento nas instituições é com a definição de regras claras de pagamento da mensalidade no ato da matrícula. Ao estabelecer o contrato com o titular, é importante esclarecer o valor e as formas de pagamento aceitas.
Além disso, é essencial enfatizar os prazos de vencimento e as multas em caso de atrasos e não pagamento. Assim, você passa aos responsáveis todas as informações relevantes para que eles façam um planejamento financeiro familiar com antecedência e ainda se garante judicialmente se houver problemas futuros.
Você pode criar descontos progressivos ou benefícios na próxima matrícula para as pessoas que fizerem o pagamento da mensalidade em dia. Inclusive, quem pagar antecipadamente pode ganhar cupons para a participação de uma espécie de sorteio mensal, no qual você pode oferecer uniforme ou livros, por exemplo.
Essa é uma forma de estimulá-los a continuar pagando em dia, mesmo em situações de dificuldade financeira.
Seguindo a dica anterior, você também pode traçar um plano com pontuações anuais. Um exemplo de ação nesse sentido é o acúmulo de determinada quantidade de pontos para cada mensalidade paga dentro do prazo de vencimento.
Você também pode criar pontos para alunos que tenham boas notas e não faltam às aulas. A união dessas ações permite que os responsáveis troquem esses pontos por benefícios ou premiações no fim do ano letivo. Esse prêmio pode ser a primeira mensalidade/matrícula do ano seguinte ou materiais escolares, por exemplo.
A utilização de softwares e sistemas de gestão também pode ajudar bastante. Por meio dessas ferramentas, você possibilita que os pais e responsáveis gerem boletos no portal do aluno.
Além disso, sistemas de gestão escolar permitem centralizar todas as informações sobre os seus alunos em uma mesma plataforma, acompanhar aqueles que estão inadimplentes e os que estão em dia com a mensalidade.
Os alunos de uma instituição têm diferentes perfis, assim como orçamentos familiares distintos. Nesse contexto, existem aqueles que atrasam o pagamento de maneira crônica e outros que apresentam inadimplências esporádicas.
Separar os alunos por grupos, classificando o valor da dívida, renda familiar e perfil de pagamento pode auxiliar na hora de negociar.
Para otimizar essa tarefa, indicamos um sistema de análise de crédito. Através dele, você tem as mesmas validações que os bancos e financeiras utilizam para avaliar crédito. Esses softwares concedem uma avaliação detalhada da situação atual e futura do cliente e do seu histórico de comportamento no mercado.
(Aproveite para ler também: Saiba quais são os 4 tipos de devedores e como cobrá-los)
Exigir o pagamento da dívida sem levar em consideração a realidade financeira atual do consumidor é um processo que não funciona. Aliás, isso pode aumentar o índice de inadimplência escolar. Portanto, use ferramentas de renegociação de dívida para garantir mais assertividade às suas estratégias de recebimento.
Ofereça também mais de uma forma de pagamento — cartões de crédito, débito automático em conta, cheque ou boletos, pix, entre outras — e converse com o responsável pelo pagamento da dívida e dê a possibilidade de dividir o débito em parcelas que caibam no orçamento dele.
E então, o que achou desse conteúdo? Esperamos que ele seja útil para você! Para ler outras matérias como essa, acompanhe nosso blog e siga nossas redes sociais. Até a próxima!
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